quarta-feira, 28 de abril de 2021

Leituras de Abril 2021 (5) A Garota que não se calou


 Com essa capa e esse título impossível não ler.

Recebi o livro pela Tag Inéditos que assino há mais de dois anos. Foi o livro de Abril 2021.

É a obra de estreia da autora.

Destaques: 1. Autora Negra. 2. Africana, mais especificamente, Nigeriana. 3. Muito boa a obra.

Os detalhes do que li... e dos desafios onde inclui a leitura.

Obs.: nos comentários e nas citações do livro algumas palavras estão grafadas com divergência do correto. Esse foi o recurso da autora para destacar Aduni - protagonista da história.

Tema: Leituras de Abril 2021 (5)

 

Título: A garota que não se calou

Autora:  Abi Daré

País: Nigéria

Páginas: 352

Avaliação: 5/5

Término da leitura: 22/04/2021

Editora Verus – SP  – TAG - RS - 2021

26/100 2021 #desafiodos100livrosemumano

#BingoLitNegra 5/25

 

A  Autora

Nasceu em Lagos, Nigéria e hoje vive em Essex. Estudou direito.

 

A Obra

Livro de estreia da autora. O sonho de uma menina de catorze anos, estudar, é interrompido por sua venda pelo pai para o casamento, onde será a terceira esposa.

Foge. Ao fugir para a cidade grande torna-se a serviçal de uma mansão onde é mais escravizada, pois não recebe salário e até a comida é escassa.

É espancada e humilhada.

Encontra uma biblioteca e lê sempre que quer fugir de uma perseguição da patroa.

Diante de todos os infortúnios não desiste e amplia sua luta pensando em todas as outras garotas e mulheres submetidas ao mesmo tratamento.

O livro é muito bem escrito, articulado. Os personagens bem construídos. A história tão inquietante que é impossível parar de ler.

 

Considerações

1.      Muito bom.

2.      A motivação interior e as experiências vividas motivam a luta.

3.      Motivadora a história.

 

Citações

 

1.      “– Minha mamãe falou que a educação vai me dar uma voz. Eu quero mais do que só uma voz sra. Tia. Eu quero uma voz alta. Quero entrar numa sala e as pessoas vai me ouvir antes até que eu abra a minha boca pra falar. Eu quero viver nessa vida e ajudar muitas pessoa pra quando eu estar velhinha e morrer eu ainda estou vivendo pelas pessoa que estou ajudano. Imagina isso sra. Tia. Se eu posso ir pra escola e virar professora, posso receber meu salário e talvez até fazer minha própria escola em Ikati e ensinar as garota. As garota de minha aldeia não tem muita chance de ir pra a escola. Quero mudar isso sra. Tia, porque essas garota vai crescer e vai nascer muito mais pessoa incrível para fazer a Nigéria mais melhor que agora”. Página 248

2.      Amanhã vai ser melhor que hoje. Eu sou uma pessoa de valor. Página 249

3.      Meu cérebro não tem mais força pra pensar, então coloco o primeiro título que vem na minha mente cansada:

Redação da história verdadeira de eu mesma, por Adunni, A Garota com Voz Alta. Página 260

Você gostou? deixe seu comentário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

2024 - Set.13 - Leitura Anual 136 - Melhores Poemas de Ledo Ivo - ⭐⭐⭐

#desafiodos100livrosemumano 2024 – 136/100 Leituras de Setembro 2024 – 13 Título: Melhores Poemas Autoria: Ledo Ivo País: Brasil ...